Um branco de uma casta histórica do Douro, com grandes tradições no Douro Superior, onde é muito frequente nas vinhas antigas e dá origem a vinhos de grande personalidade. Nasce numa vinha com 48 anos, em Numão, à altitude de 450 m, com várias castas misturadas, mas onde se vindimaram, à parte, todas as cepas de Rabigato.
Um branco a evocar aromas e sabores antigos, que pretende reverenciar a vinha de onde vieram as uvas e homenagear os familiares que a plantaram, há mais de cem anos. Mistura das castas Síria, Folgazão, Gouveio, Trincadeira Branca, Malvasia Fina, Malvasia Rei, Rabigato e Carrega Branco de uma única parcela de vinha chamada “Coitadinha”.
Pretende ser um tributo à viticultura e enologia antigas, em que as castas – tintas, brancas e rosadas – eram plantadas, vindimadas e vinificadas em conjunto. Evoca aromas e sabores medievais, que ainda perduram em algumas aldeias do Douro Superior, como a de Numão. Blend das castas Síria, Rabigato, Bastardo, Rufete, Casculho e Marufo. Clarificação natural, estágio em cuba de inox e filtração ligeira antes do engarrafamento.